terça-feira, 21 de outubro de 2008

Nervosa/relaxada, Triste/feliz

Esses últimos dias to sentindo todos esses sentimentos ao mesmo tempo..
insegurança, Tristeza, Muita Felicidade (até parece que ta dopada..) Ciume até da sombra.
mas penso o Seguinte: "tudo isso faz parte da Gravidez..ai eu melhoro um pouco.
toda gravida sabe bem o que signica isso...

to deixando aqui um texto falando sobre o assunto, quem sabe pode ajudar alguém ..



Sentimentos ambivalentes, um direito da gestante,
Cláudia Rodrigues

Um turbilhão de sentimentos desconhecidos começa a inundar a mulher a partir do momento em que desconfia que o atraso da menstruação pode ser gravidez.
Não importa se está na adolescência e a gravidez foi um acidente; se é o quarto filho de uma mulher de 40 anos; uma criança querida mas não-planejada da mulher de 26 ou o bebê muitíssimo planejado, que exigiu tratamento para chegar ali, na barriga da mãe de 38 anos. Todas as mulheres têm a oportunidade de conhecer na gravidez a força dos sentimentos ambivalentes.
O que poucas sabem é que a ambivalência dos sentimentos durante a gravidez, além de previsível e natural, é uma das ferramentas fundamentais para uma boa síntese do período gestacional, que significa um trabalho de parto contínuo com o clímax no nascimento do bebê.
A gestante que consegue encarar de frente a ambivalência dos seus sentimentos também terá maior facilidade para entregar-se às compensações, reparações. E encarar a ambivalência é dar escuta não somente aos bons sentimentos mas aos maus, aos medos ou àquela súbita e inexplicável vontade de chorar.
Nada mais ambivalente do que a atitude de parir em um momento e no minuto seguinte estar com o bebê ao seio, e nada mais simples, fisiológico e intuitivo do que a conexão entre essas duas ações. O corpo da mulher que pariu necessita aconchegar o bebê para reintegrar-se; e esse movimento é praticamente involuntário, não-cultural, amoral, natural.
A mulher que não consegue entrar em contato com seus "maus" sentimentos durante a gravidez pode estar se preparando para não conseguir expulsar o bebê no momento certo e também não acalentá-lo depois que nascer, o que significa não entrar em contato profundo com os "bons" sentimentos. Maus sentimentos podem ser somatizados em pesadelos, podem ser fantasias ruins e temores em geral, estão ligados ao "não", à imposição de limites ao que vem de fora e a um certo poder na hora de dar à luz, quando a mulher necessita separar-se do filho pela primeira vez depois de tanto tempo.


bju Nina

Um comentário:

O mundo da Dani disse...

oi amiga.... obrigada pela visita..
menina nem diz isso q parece gemeos..kkkk.... é só um ou uma..rsrs
sei bem o q vc ta passando, estamos no mesmo barco..rsrsr

beijos, vou adicionar seu blog

bjuss